Mulher criando imagens para internet

Como Criar Imagens Para As Mídias Digitais Utilizando Ferramentas Gratuitas

Saber como criar e manipular imagens é muito importante para sua marca. Mas, nem sempre é fácil fazer imagens para seus canais na internet, ainda mais quando não tem um profissional de design para ajudar. Mesmo que o Photoshop ainda seja a alternativa mais utilizada para a criação do design, você pode criar suas próprias imagens usando uma variedade de ferramentas gratuitas na internet.

Outro fator importante é que muitas pessoas acabam por buscar imagens no Google para utilizar em suas publicações e isso pode trazer vários problemas. Afinal, você não consegue saber se uma imagem é livre de direitos autorais, o que pode dar bastante dor de cabeça caso ela seja protegida por lei.

Para auxiliar na criação do layout da sua página, os bancos de imagens gratuitas são essenciais! Vamos listar algumas ferramentas gratuitas para te ajudar:

Banco de Imagens

Pixabay

Possui imagens, vetores, ilustrações e vídeos gratuitos que pode ser baixado em diversos tamanhos, pode ser facilmente pesquisado em português.

Unsplash

Possui excelentes imagens, com um destaque especial para paisagens. Vale ressaltar que a pesquisa deve ser feita em inglês.

Pexels

O Pexels também é um banco de imagens de alta qualidade e possui uma funcionalidade bem interessante. Além das resoluções padronizadas, você pode customizar o tamanho que deseja fazer o download.

Free Images

No Free Images, é fácil encontrar o que você procura, todas as imagens são separadas por categorias e também você pode buscar imagens pela “palavra-chave” do que você está precisando.

FreePik

É a mais popular e tem um repertório mais completo, possui desenhos gráficos de alta qualidade, fotos, ilustrações e recursos gráficos. Vale lembrar que é necessário dar créditos ao autor.

Ferramentas de Edição

Além de encontrar imagens de qualidade é indicado personalizá-las com a sua identidade visual para isso tem algumas ferramentas de edição de imagens de fácil aprendizado e que mesmo uma pessoa leiga consegue usar. Separei algumas free, necessitando fazer apenas um cadastro para sua utilização.

GRAVIT.IO

Apesar de ter algumas limitações em comparação aos líderes de mercado como CorelDraw e inkscape, acaba sendo bem robusto, pra quem já conhece algum editor se familiarizará muito rápido, porém tem uma curva mediana de aprendizado. Possui diversas funcionalidades de edição gráfica, oferece templates e tamanhos padrões pra redes sociais, além da opção de salvar na nuvem e ter uma versão gratuita (Minha preferida).

CANVA

Editor bem popular e simples de usar, onde você pode escolher o layout e o formato para cada necessidade, deixa você trocar fontes e cores, facilitando o trabalho do usuário. Mesmo pessoas sem conhecimento algum em edição de imagens podem realizar trabalhos magníficos usando sem dificuldades. Um ponto negativo é que não deixa personalizar o tamanho da arte.

ILOVEIMG

Apesar de ser bem limitado é online e gratuito, muito simples e fácil de usar para edição rápida de imagens: comprimir, redimensionar, cortar, converter e outras mais.

Ferramentas para compressão de imagens

Os programas para comprimir imagens são muito úteis para diversos fins: reduzir o tempo de carregamento de um site, para facilitar o envio de ficheiros de imagens por e-mail, para poupar espaço no disco rígido e usar fotografias menos pesadas na internet.

PNGGAUNTLET

Programa gratuito que converte e comprime ficheiros JPG, GIF, TIFF, e BMP para PNG, sem retirar qualidade à imagem. É compatível com Windows, Mac e Linux. A interface é clean e fácil de usar.

OPTIMIZILLA

Um rápido conversor online que tem duas particularidades interessantes: fazer o upload até de 20 imagens de uma vez e controlar a redução da qualidade.

TINYPNG

Ferramenta online muito fácil de usar, muito boa para comprimir sem perder qualidade da imagem. Suporta ficheiros JPEG e PNG. Por cada conversão, pode comprimir até 20 ficheiros, com um limite de 5 MB por ficheiro.

WEBSITEPLANET

Essa ferramenta permite compactar arquivos jpeg e png e cada imagem pode ter até 50 MB de tamanho!

Resumindo

A experiência do usuário deve estar no topo do radar de cada proprietário de site, e o tamanho da página e o tempo de carregamento são os principais contribuintes. Priorizar a otimização de imagens é uma das maneiras mais simples de acelerar o tempo de carregamento do seu site.

Depois dessas dicas fica fácil você mesmo criar e editar imagens de qualidade e performáticas fazendo a diferença para o conteúdo digital do seu negócio. Aproveite e sai na frente, utilize esses recursos para ganhar espaço e referência na internet.

Por hoje é só pessoal e até o próximo post! 🙂

Últimos posts

Se inscreva e tenha acesso em primeira mão aos novos conteúdos!